




O SÍTIO
O sítio está situado na localidade de Vacas Gordas, pequena vila de moradores, distante 17 km do centro de Urubici, em direção a São Joaquim. É a região mais fria de Urubici e onde se encontram as melhores pousadas da cidade. A propriedade possui 36 he e fica a uma altitude média de 1.450 m acima do nível do mar, em plena Cordilheira da Serra Geral, muito próxima do Parque Nacional de São Joaquim. O sítio oportuniza passeios por trilhas onde se pode apreciar a paisagem da vila e o resplandecente Vale de Vacas Gordas, onde se encontram algumas fazendas, sítios e o Parque Nacional de São Joaquim, ao fundo. Plantas nativas, goiabeiras, muitas araucárias e um Céu estrelado, bem mais próximo do expectador. Uma Cachoeira pode ser admirada e para ter acesso a esta dádiva da natureza é necessário o acompanhamento do guia Alex. O sítio possui uma casa acolhedora que foi idealizada e construída pelos proprietários para viver a montanha no meio das Araucárias da Serra Catarinense.


A CASA
É uma casa de montanha que possui bastante conforto. Medindo 100 m2, foi feita com madeira de lei e paredes duplas para ficar mais aquecida nos dias frios. A cozinha, a área de serviço (máquina de lavar e tanque) e os banheiros são de alvenaria. Possui dois quartos com banheiros privativos, aquecedores e camas com colchões Queen. No segundo quarto tem mais um sofá-cama. Cozinha, copa e sala integradas onde se dispõe de churrasqueira, geladeira, forno elétrico, forno de micro-ondas, um fogão a lenha, fogão a gás, mesa para 8 pessoas, sofá, smart TV e lareira. No Solarium se pode usufruir de um magnífico visual do Vale de Vacas Gordas, do nascer do sol, do nascer da lua e do espetacular céu de estrelas e planetas que costumam ficar muito próximos. Ainda dispõe de um quintal gigantesco.
A casa oferece também algumas comodidades como: secador de cabelo, ferro de passar roupa, liquidificador, itens básicos de cozinha, chuveiros e torneiras com aquecimento central a gás, roupa de cama, mesa e banho, e Internet.


ATIVIDADES
Em busca de atividades, além do sítio, encontra-se a Vila de Vacas Gordas. Habitada por famílias acolhedoras, solidárias e muito agradáveis, especialmente com turistas e visitantes. Nesta localidade estão sediadas as principais pousadas de Urubici e se encontra:

Fazenda São Sebastião
Passeios a cavalo de 1 hora a 5 dias (Carlos - 49 99152 4393).
Estância Lava Tudo
Passeios a cavalo de 1 hora a vários dias (Enio - 49 99136 7432)
Casa do Geninho
Produz e vende um saboroso queijo de colono
Casa da Simone
Elabora e vende pães, doces, compotas, nata, rosca de queijo coalho e outras delícias.
Bar do Alemão
Típico bar do interior.
Pesque Pague
Com lindas e saborosas trutas.
Parque Nacional de São Joaquim
Passeio entrando pela localidade de Santa Bárbara e saindo na cidade de Bom Jardim da Serra. O passeio leva em torno de 4 horas de carro para percorrer 42 km. Não se recomenda o passeio em períodos de chuva.
Todas estas atrações ficam a menos de 500 metros da propriedade, exceto o Pesque pague e a entrada para Santa Bárbara que ficam a, aproximadamente, 2 km.
Há também fazendas de maçãs, rios, riachos e cachoeiras para visitação que podem ser acessadas a pé ou a cavalo. Caso preferir um guia sugerimos o Alex, que nasceu em Vacas Gordas e conhece muito bem esta região.
Existem dois restaurantes próximos seguindo no sentido de Urubici. O restaurante da Pousada Pedra Preta (2 Km) e o Restaurante Château du Valle a (7 Km) que ficam aberto para almoço e jantar, ambos, de sexta a domingo e nos feriados.
Também entre a propriedade e o centro de Urubici encontra-se a Cascata do Avencal (12 km). A água despenca, em queda-livre a mais de 100 m de altura e dois parques foram montados para atender os visitantes.
Seguindo na direção sudoeste na SC-110 há duas opções. Virando a direita e continuando na SC-110 chega-se a São Joaquim (43Km) com suas vinícolas, restaurantes e diversas outras atrações. Virando a esquerda na SC-390 chega-se a Bom Jardim da Serra (55 Km) e a Serra do Rio do Rastro (66 Km) com sua fantástica beleza.
.jpeg)
Fazenda São Sebastião

Restaurante Chateau du Valle

URUBICI
Urubici é uma cidade encantadora e acolhedora. Está entre os principais destinos de ecoturismo do Brasil. Possui mais de uma centena de pousadas, inúmeros pontos turísticos e diversos restaurantes onde se experimenta sabores variados e os pratos típicos da região serrana.
Está situada no ponto mais alto de Santa Catarina tendo como pico o Morro da Boa Vista com 1.824 m de altitude, seguido do Morro da Igreja, com 1822 m de altitude, de onde é possível enxergar o Litoral Sul Catarinense. Estes dois cumes estão classificados como terceiro e quarto mais altos da região sul do Brasil, atrás dos picos Caratuva, com 1.860 m e Paraná, com 1.877 m, no estado do Paraná. O morro da Igreja é considerado o ponto habitado mais alto da Região sul do Brasil. Neste local está instalado o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) da Força Aérea Brasileira, responsável pelo controle do tráfico aéreo do sul do Brasil. Também a primeira Estação de Radar Meteorológico (ERM) de Santa Catarina. Ao lado encontra-se a monumental escultura natural chamada de “PEDRA FURADA”.
Neste cenário maravilhoso nascem diversos rios, entre eles o Rio Canoas e o Rio Pelotas, figurando entre os maiores rios de Santa Catarina. Os quais proporcionam a fertilidade necessária para que Urubici ostente o título de maior produtor de Hortifrutigranjeiros do Estado, com destaque para tomates, maçãs e uvas.
Há diversos “sites” de pesquisa na Internet que mostram a exuberância e os diversos aspectos desta pitoresca cidade do alto da Serra Catarinense.


Entre os paradisíacos pontos turísticos destacamos:
• Morro da Boa Vista
• Serra do Corvo Branco
• Morro da Igreja com a “Pedra Furada”
• Cascata Véu de Noiva
• Gruta Nossa Senhora de Lourdes
• Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
• Caverna Rio dos Bugres
• Arroio do Engenho
• Rio Sete Quedas
• Morro do Campestre
• Mirante de Urubici
• Cascata do Avencal.